Krig-ha, Bandolo! é o primeiro álbum solo do cantor e compositor Raul Seixas, lançado em 21 de julho de 1973 em parceria com o escritor Paulo Coelho composto por 11 faixas, este álbum é classificado pela revista Rolling Stone Brasil como o 12º melhor álbum nacional.
O título faz referência a um grito de guerra do personagem Tarzan, conhecido à época nas revistas em quadrinhos e que significa “Cuidado, aí vem o inimigo”.
Já a capa alude a um ser “escolhido”, um messias com a imagem de Raul de braços abertos como Jesus Crucificado. Na mão direita, o símbolo da sociedade alternativa, mas também as chagas de Cristo.
Assim como a capa em várias composições deste álbum destaca-se alguns aspectos religiosos tais como em:
Sociedade Alternativa: Aleister Crowley (influente ocultista britânico) é mencionado cuja lei de Thelema aparece no trecho “Fazes o que tu queres, há de ser o todo da Lei”.
A composição Ouro de Tolo: foi o carro chefe do álbum, uma crítica e uma reflexão à vida a inquietude de um cidadão de classe média, que já conquistara tudo mas, precisava dar-se conta de que há muito mais além do material para “ser completo”. Raul diz que “devia estar feliz pelo senhor ter me concedido ir ao zoológico dar pipoca aos macacos”.
Na música Al Capone, o eu lírico dá conselho a Jesus Cristo “Ei Jesus Cristo, o melhor que você faz deixar o Pai de lado e foge pra morrer em paz”
Em Mosca na Sopa, temos um ritmo de ponto de umbanda misturado com Rockabilly e um refrão empolgante e ousado, com participação de mulheres de um terreiro no coro.
As Minas do Rei Salomão: título cujo personagem bíblico é conhecido como um dos principais personagens do Antigo Testamento que governou Israel em seu apogeu imperial.
Dentadura Postiça: é a terceira faixa do álbum, um country rock com uma vocalização gospel com trechos que falam: Juízo final, O Cristo pro céu, A chama do mal.
Raul Seixas não queria ser uma unanimidade. Queria conquistar o mundo com suas ideias, com seu ideal, com sua sociedade alternativa.
Por tudo isto, o momento pede que revisitemos “Krig-Ha, Bandolo” e possamos entender mais uma vez o porquê de Raul Seixas ser um dos artistas mais geniais da música brasileira.
Daiane Stasiak
40 anos, natural do estado do Paraná e mineira de coração a 35 anos, atualmente reside em Uberlândia. É artesã e formuladora de cosméticos veganos, apaixonada por plantas, belezas naturais e suas duas aves. A música pulsa em sua vida desde a infância, que teve início com os discos do pai apreciador da banda Queen e hits que marcaram a década de 80. Em 2016 surge o desejo de ouvir novamente o som analógico com o resgate dos álbuns e músicas que marcaram a infância e uma nova paixão e coleção nasceu e cresceu desde então.
daiane.stasiak@yahoo.com.br